segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O Amante de Lady Chatterley

D. H. Lawrence

Sinopse I :


Escrito em 1926 e 1927 e proibido em 1928, "O Amante de Lady Chatterley" é um romance belo e terno que reflecte uma visão ingénua e lírica da vida. Qualificado como romance obsceno por uma sociedade envergonhada e preconceituosa, "O Amante de Lady Chatterley" é uma obra honesta sobre a necessidade da fusão física e espiritual entre aqueles que estão intimamente ligados



Sinopse II :


«O Amante de Lady Chatterley foi censurado, quando publicado pela primeira vez em 1928, sofrendo alterações significativas que renderam três diferentes versões da obra até ser novamente publicado em sua versão original. Através de uma linguagem direta e carregada de sentimentos, conhecemos a história de Constance, tornada Lady Chatterley desde seu casamento com Clifford, que ficou paralítico durante a Primeira Guerra Mundial.
Constance veio de uma criação diferente para sua época: filha de pais socialistas e artistas, cresceu tendo consciência de sua liberdade de escolhas e tendo contato desde cedo, para os padrões da época – ainda mais se levarmos em conta que era pregado o dever de as mulheres casarem virgens -, com as relações sexuais. Esse foi, sem dúvida, o primeiro ponto que me fez entender o porquê de obra ter sido revolucionária e causadora de polêmicas em sua época. Clifford, por sua vez, nunca deu importância ao ato sexual em si e sua condição de paralítico acaba contribuindo para eliminá-lo por completo de sua vida.
Há, também, a própria mudança do estilo de vida de Constance, antes urbano e agora rural, na tranquila propriedade de Clifford. A partir daí, temos o decaimento do casamento deles e o posterior início de uma relação extraconjugal de Constance. Do adultério nascido do ato sexual, surge uma ligação mais profunda entre os amantes, que será a base para o restante da história….»